quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Muito zangão na colmeia pode não ser um problema. Veja porque…

As dúvidas mais frequentes do apicultor iniciante respondidas: manejo, alimentação e captura de enxame

7 dúvidas frequentes na apicultura respondidas: 


  1. Você sabe o que quer dizer quando muitos zangões aparecem na sua colmeia? 


Muito zangão, no período da entressafra, significa que sua colmeia está com muito zangão. Pura e simplesmente. E isso não é um problema. 


Existe, na natureza, pelo menos 2% de colmeias que continuam a ter zangão na entressafra. 


Lembrando que o aparecimento de zangões é comum na safra, ou seja, quando tem muito mel. Isso significa que o zangão na entressafra é incomum.


Significa também que essa colmeia que tem muito zangão já é geneticamente selecionada, pois o zangão carrega 100% do DNA da mãe, da abelha-rainha. 


Se a colmeia está no período de fome, sem pólen, sem mel e produzindo zangão é porque ela é forte. 


Para além do zangão, muitas pessoas me perguntam sobre a postura de crias na colmeia. 


  1. Muitos apicultores observam que a sua rainha está botando crias na melgueira. E sabe o que isso significa? 


Significa que tá tendo florada; e tá faltando manejo pré-safra. Faltou efetuar a troca de favos velhos antes da entrada da florada. 


Se você não trocou os favos velhos e escurecidos do ninho e colocou melgueiras com favos novos, é claro que a rainha vai preferir botar os filhotes nos favos novos. 


Daí a rainha sobe para a melgueira e bota crias lá ao invés de botar no ninho. 


Para resolver esse problema você deve colocar uma tela excluidora por cima da melgueira. Não retire ela de lá. Deixe que a rainha continue botando. Empilhe uma outra melgueira sobre essa, para que as operárias depositem só mel. 


  1. Agora, uma pergunta-curiosidade: o que as abelhas fazem com o mel que são induzidas a engolir depois que é lançada fumaça sobre a colmeia? 


E a resposta é: elas descarregam em até 20 minutos todo mel ingerido dentro do favo. Não se preocupe, pois o mel não é desperdiçado. 


  1. Durante um resgate de abelhas, o ninho deve ficar próximo ou no próprio local do resgate? Por exemplo, se as abelhas estiverem em um galho muito alto, é possível deixá-las em um galho mais baixo? 


A resposta é não. Você deve deixar no local. Se você deixar o ninho em um local próximo, as abelhas campeiras podem não reconhecer a colmeia. 


Se o enxame estava em um galho alto, transfira-o para a caixa-ninho e deixe-a amarrada no galho. Coloque um sistema de roldana para facilitar o trabalho. 


  1. Outra pergunta sobre manejo apícola básico: é possível colocar favos vazios ao invés de cera alveolada no sobreninho logo após a divisão de enxames? 


Sim! É possível sim. Use os favos vazios e coloque também alimentação (bife proteico e xarope com promotor) para que a colmeia se fortaleça. 


  1. Para quem está iniciando na apicultura: a caixa-isca só é colocada em local baixo, ao alcance da mão, nunca diretamente no chão. Preferivelmente em um tronco que tenha forquilha. 


Se a caixa-isca estiver em local muito alto há um grande risco de acontecer acidentes. Nunca coloque a caixa-isca amarrada com arames. O arame vai rasgar a caixa e você perderá a chance de captura. 


  1. Você sabe porque o xarope que é colocado na colmeia azeda depois de 2 dias? 


É porque tá sobrando xarope. As abelhas não estão conseguindo beber tudo que é fornecido a elas. Ou porque o alimentador usado está errado, e as abelhas não conseguem alcançar o xarope para bebê-lo. 


É preferível que seja usado um alimentador que tenha superfície de contato suficiente para receber xarope e dê condições de muitas abelhas se alimentarem ao mesmo tempo. 


É como se fosse uma grande “praça de alimentação” do shopping para as abelhas. 


Se você usa o alimentador errado é como se as abelhas tivessem que pegar fila, senha e na hora de pegar o pedido, não conseguissem se alimentar, porque o lanche não passa pelo balcão do atendente. O balcão é muito estreito e só dá para morder um pedaço do sanduíche. Detalhe: só entra uma abelha por vez para dar a mordida. 


Por isso o alimentador ABS é o único que não faz o apicultor incorrer a esse risco e problema. 


Invista no equipamento certo para ter bons lucros ao final do ano! Certo?


Um grande abraço, pessoal! 


Prof. Armindo Vieira Jr. 



#abelha #abeja #apicultor #apicultura #apiário #mel #miel #manejopresafra #captura #enxame #resgate #alimentaçãodeabelhas #colheitademel #enxamepequeno #présafrademel #dicas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.