quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

7 DICAS para iniciante na apicultura NÃO ter ERROS

 7 dúvidas respondidas sobre criação de abelhas - Para iniciante


Se você é apicultor iniciante veja essas informações importantes sobre manejo: 


  1. Se você está em área que tem muito barbatimão, não se preocupe, pois suas colmeias poderão ser criadas normalmente. Mas, tem um macete: 


Siga o método Cia da Abelha! Ele te orienta em cada passo, o que fazer e o que não fazer para criar abelhas e ter sucesso na produção de mel em áreas que o barbatimão é endêmico. 


Abelhas normalmente não gostam de barbatimão. Se houver alimentação correta com bife protéico, por exemplo, as abelhas não vão comer pólen dessa planta. É como se você tivesse que escolher entre uma picanha assada e um jiló cru sem tempero. As abelhas vão querer alimentação do apícola ao invés do barbatimão. 


  1. A flor da paineira rosa atrai abelhas? 

A abelha não só é atraída pela paineira como também produz mel do seu néctar. 


  1. Em uma propriedade com 21.000 hectares é possível colocar quantas caixas? 

É só calcular a partir do MMA, Manual do mapeamento apícola. Em geral é possível colocar 6.000 caixas, se considerarmos que toda a sua área tem floresta (pasto apícola para as abelhas). Isso resulta 360.000 quilos de mel e um faturamento de até R$ 25.000.000,00 no varejo ou R$ 4.000.000 se destinado para exportação. Bastante, né?  Vem para a Escola de apicultura que você só tem a ganhar. 


  1. Se eu amarrar a colmeia com arame no suporte, consigo evitar o ataque de iraras? 

Sim. Consegue sim. Mas é preciso também que você deixe suas colmeias em suportes mais altos para evitar o ataque de tatus e outros predadores. Instale cercas elétricas e coloque cabelo humano perto das caixas das abelhas. 


  1. Abelha bebe água em um poço onde tem peixe? 

A resposta é sim. Não há nenhum problema, pois a água é limpa. 


  1. É preciso esperar quanto tempo para transferir as abelhas da caixa-isca para o apiário? 

Em média, 30 dias. Vai depender da genética da rainha, que será a responsável por promover o crescimento do enxame. Se ele crescer muito rápido é possível fazer a transferência em pouco tempo. Caso contrário, deve esperar que  cresça para efetuar a transferência. Acompanhe o enxame e observe as suas características. 


  1. Como faço para resgatar um enxame no poste em frente a casa?

Infelizmente você não pode resgatar. Porque o poste não é seu e sim da empresa de eletricidade. É preciso, primeiramente, pedir permissão à empresa, que dificilmente vai acatar o pedido, pois implica em interromper o serviço de eletricidade do bairro ou rua onde está o enxame. 


O melhor a ser feito é: deixe a abelha no poste. espalhe caixa-isca próximo ao poste. E espere que a abelha venha até a caixa. É bem provável que você vá capturar. 


Um fraterno abraço, pessoal! 


Prof. Armindo Vieira Jr. 



#abelha #abeja #apicultor #apicultura #apiário #mel #miel #manejo #transferenciadeenxame #enxame #alimentaçãodeabelhas #dicas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.