quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Dicas sobre enxames recém capturados, resgates e floradas

 Começando na apicultura SEM ERROS: transferência e alimentação de enxames


Sabe aquela hora que você tá no apiário e bate aquela dúvida? Como fazer esse ou aquele manejo? 


Pois é…sei bem como é…afinal eu já fui apicultor iniciante um dia. Mas, quero te ajudar a não errar nesse começo.   


Dá uma olhada nessas dicas que trouxe para você: 


  1. Qual o melhor momento para transferência de abelhas recém capturadas? Quando transferir da caixa-isca para a caixa-núcleo? 


Se você quiser fazer o transporte da caixa-isca a curta distância, deve deixar as abelhas presas na caixa por 24 horas (com tela excluidora de alvado e de transporte). Isso vai ajudar a “resetar o GPS das abelhas” e fazer com que se acostumem com o novo local, no caso o apiário. Passado esse tempo você poderá soltar o enxame normalmente sem o risco de enxameação. Para ajudar o enxame a se desenvolver já deixe bife protéico e xarope para seu fortalecimento. 


  1. É possível fazer resgate em qualquer época do ano? 

Sim, é possível realizar resgates em qualquer época do ano. Elas não se nidificar em diferentes ambientes, como troncos ocos de árvores, folhas e galhos de plantas, telhado, cupim, tampa de bueiro, tampa esgoto, etc. É só você saber as técnicas de resgate e executá-las. Assim fica fácil montar um apiário, não é? 


  1. Florada de cipó-prata é boa para as abelhas produzirem mel? 

É topíssimo! Aqui em Goiás, floresce no verão entre dezembro e março. Ele fornece ao apicultor um mel clarinho e docinho. Uma maravilha! Se você tiver cipó-prata na sua região, aposte nela para uma boa safra e safrinha de mel.  


  1. A Arapuá diminui a produção de mel das abelhas Apis?  

A resposta é: não diminui a produção. É preciso entender que as abelhas Arapuá também fazem parte da fauna local, fazem parte do ambiente. Elas também passam fome nessa época do ano em que têm muitas chuvas, assim como todos os insetos. O que você deve fazer é manter as suas colmeias fortes para que as Arapuás não invadam as suas colmeias. Infelizmente, as abelhas Arapuá são predadoras das abelhas Apis mellifera srd. 


Certifique que o alvado está reduzido, a alimentação balanceada com aplicação de promotor de crescimento, favo novo e rainha nova. As colmeias devem estar fortes para se defenderem de qualquer ataque de Arapuá. Ok? Se suas colmeias estiverem fracas podem não aguentar esse ataque. 


Um fraterno abraço, pessoal! 


Prof. Armindo Vieira Jr. 



#abelha #abeja #apicultor #apicultura #apiário #mel #miel #manejoentressafra #transferenciadeenxame #enxame #alimentaçãodeabelhas #manejo #dicas #cipóprata #arapuá 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.