sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Essa atividade vai mudar a economia do produtor rural

Você já parou para pensar qual é a atividade do agronegócio que dá mais lucro no meio rural? Se sua resposta for o gado ou a soja, você pode estar redondamente engando…



Nesse texto você vai descobrir qual é a atividade rural que você pode realizar aí na sua chácara, seu sítio, sua fazenda… que não é cara de se implementar (é muito mais barata do que você imagina), e você não precisa ter uma propriedade rural muito grande para instalar para ter um retorno grandioso.


Se você gostar desse texto, compartilhe e indique o nosso canal para o seu amigo, seu parente que tem uma propriedade rural ou pro seu vizinho de fazenda para ele também ficar antenado com o mundo da apicultura!


Tenho uma feliz notícia para você. 


A apicultura é hoje uma das atividades mais lucrativas, escalonáveis e pouco conhecidas no Brasil. Por ser pouco conhecida, existe muito mercado, pouca concorrência e alta procura por produtos. 


Você deve estar aí se perguntando: o que é apicultura? Como pode ser mais rentável que o gado, que a soja ou outros grãos? 


A apicultura consiste na prática de criação de abelhas para obtenção de diversos produtos feitos dentro da colmeia, tais como o mel, o pólen, a cera e a própolis. 


A apicultura pode ser uma atividade bastante lucrativa, especialmente para quem deseja despender pouco tempo, pouco investimento financeiro e já possui uma propriedade rural. É possível produzir mel de qualidade em um pequeno espaço de terra, conciliando atividades já desenvolvidas no meio rural. 


Se você já é criador de gado, não se preocupe. É possível continuar sendo bovinocultor e ser apicultor ao mesmo tempo sem precisar investir em mais espaços de terra. Ou seja: você consegue produzir mais, consegue gerar mais receita na sua fazenda sem precisar investir em mais terra!


O mesmo vale para você agricultor, avicultor, suinocultor e piscicultor. 


Não é preciso buscar empréstimos bancários ou mesmo iniciar a compra de muitas colmeias para ter lucro. Já nos primeiros anos de implementação da atividade você poderá ter bons retornos. Além disso, manter as colmeias durante todo o ano é muito simples e pouco dispendioso, uma vez que as abelhas buscam sua própria água, se protegem de predadores, aquecem suas crias, buscam grande parte de seu alimento e ainda produzem o valioso mel. 


Pergunto a você: qual outra criação possui esse grau de independência? 


Sem falar que, um apiário com 30 a 50 colmeias pode render ao apicultor mais de R$ 100.000,00 por ano. Menos de 50 colmeias (desde que você siga todo o manejo correto que nós ensinamos lá na Escola de Apicultura).



Quantas cabeças de gado você vai precisar para te dar esse faturamento?

Quantas galinhas? Quantos porcos? Quantos peixes você tem que criar para te dar esse faturamento? 


Ah professor… mas abelha é um bicho perigoso…

Perigoso é montar em cavalo pra tocar vaca parida!!!


Hoje em dia existem vários equipamentos de segurança de alta tecnologia capazes de trazer tranquilidade durante todos os manejos com as abelhas. Se você pensa que apicultura é levar ferroada ou colher só 5 litros de mel por colmeia, esqueça! Isso já ficou no passado. 


Portanto, asseguro, se você é produtor rural saiba que você tem tudo o que é necessário para gerar ainda mais lucro com sua propriedade sem fazer um investimento muito alto!


As Áreas de Preservação Permanente são excelentes áreas para produção de mel, pois possuem todos os pré-requisitos necessários: nascentes de rios, matas e florestas nativas e está longe de fontes poluentes. Mas se você só tem uma grota ou matinha perto da fazenda, também se sinta apto para começar na atividade. 


Para começar a praticar apicultura de forma rentável, é importante que o apicultor tenha conhecimento sobre as técnicas de manejo de abelhas e produção de mel. Isso inclui saber escolher a espécie de abelha mais adequada para alcançar uma boa produção anual de mel, saber como instalar as colmeias, e também conhecer as técnicas de beneficiamento do mel.


No caso da escolha da abelha ideal para a alta produtividade você vai trabalhar com as Apis mellifera srd., a abelha híbrida brasileira capaz de produzir toneladas por ano em um apiário. Contudo, antes de você montar o seu apiário eu sugiro fortemente que você faça um curso completo de apicultura e coloque em prática os ensinamentos para produzir mel de alta qualidade. 


O mercado do mel está em alta no mundo todo. Especialmente depois da pandemia. Os produtos das abelhas estão sendo cada vez mais requisitados pelos consumidores e o preço do mel de qualidade em todo o Brasil superar os R$50,00 o quilo (basta olhar o preço do mel em qualquer supermercado perto de você).


Além do mel, outros produtos derivados das abelhas também podem ser lucrativos, como o pólen, a cera e a própolis. O pólen é um alimento rico em nutrientes, coletado pelas abelhas e pode ser vendido como suplemento alimentar. A cera é utilizada na produção de cosméticos, enquanto a própolis é um produto com propriedades medicinais que pode ser utilizada em medicamentos e suplementos.


Acompanhe aqui no nosso canal que nós temos vários vídeos que trazem mais detalhes sobre todos os produtos produzidos pelas abelhas…


Para quem deseja investir na apicultura como um negócio, acompanhe todas as orientações aqui da Escola de Apicultura e botar a mão na massa! 


E aí, animou? 

Um fraterno abraço! 

Prof. Armindo Vieira Junior 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.