quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

5 DICAS INFALÍVEIS sobre alimentação de abelhas e instalação de apiário

O que você não sabia sobre INSTALAÇÃO de apiário e alimentação de ENXAME 


Para você que está pensando em começar agora na apicultura, aí vão super dicas sobre instalação de apiário e alimentação de enxame!

Selecionei as dúvidas mais frequentes sobre manejos básicos. Dá uma conferida que vale muito a pena. 


  1. Posso colocar bife protéico no dia em que capturar um enxame? 

A resposta é: pode! Não tem problema algum. As abelhas vão “agradecer”. 


  1. O que fazer com uma colmeia grande, de resgate e sem rainha? 

Se você já for um apicultor e tiver outras colmeias no apiário, recomendo que faça o seguinte: a) instale a colmeia de resgate no apiário; b) pegue 1 quadro com crias novas e 1 quadro com crias maduras de outra colmeia; c) insira os quadros na colmeia de resgate; d) insira também alimentação artificial no enxame para que ele esteja bem nutrido e pronto para produzir uma nova rainha. 


Se você não for apicultor ainda, recomendo que busque outros apicultores da sua região e compre 2 quadros: 1 de crias novas e outro de crias maduras; e logo depois insira na colmeia sem rainha. Não esqueça de fornecer alimentação para que o enxame produza nova rainha. 


  1. Depois de fazer o MMA, foi detectado que cabem 22 colmeias. Porém, 70% da área de pasto apícola é de plantação de seringueira. Esse cálculo está correto? 

Nesse caso, o cálculo está errado. Se tem área de seringueira, então, é possível produzir mel floral e extrafloral. Isso significa que a cada 1% de seringueira é possível ter 4 colmeias produzindo mel. Você pode ter 280 colmeias! 


  1. Quais alimentos indicados para as abelhas? 

Existem pelo menos 2 tipos de alimentos: a) água com açúcar, também conhecido como xarope; b) promotores de crescimento (aminoácidos livres); c) farinhas e rações aplicados na forma de bife protéico  com mel (em cada colmeia) ou seco em forma de farinha em alimentadores coletivos em apiários com mais de 30 colmeias. 


Lembre-se que toda alimentação deve ter, no mínimo, 25% de proteína disponível às abelhas. Caso contrário, a alimentação não estará balanceada e o enxame não será capaz de se desenvolver. Esse é o segredo, ok?


  1.  As abelhas buscam água em qual a distância? 

Até 500 metros as abelhas buscam água para se hidratar. Essa mesma distância também pode ser aplicada à resina que dá origem ao própolis. Contudo, o néctar e o pólen, que são suas fontes de alimentos, podem ser buscados em até 1,5 km de distância.  


Um grande abraço, pessoal! 


Prof. Armindo Vieira Jr. 



#abelha #abeja #apicultor #apicultura #apiário #mel #miel #manejopresafra #captura #enxame #resgate #alimentaçãodeabelhas #colheitademel #enxamesemrainha #manejo #dicas #instalaçãodeapiario


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.