quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

4 DICAS infalíveis sobre UNIÃO e CAPTURA DE ENXAMES

 Não tenha mais dúvidas na hora de instalar colmeias, unir ou capturar enxames


Se você quer fazer uma captura ou união de enxames sem ter erros, dá só uma olhada nessas super dicas! 


Aqui no canal da Cia da Abelha nós já mostramos que o uso de uma folha de papel pode ajudar nesse manejo. 


Sabe como? O papel com mel ajuda as abelhas de 2 colmeias diferentes a "interagirem" umas com as outras, simplesmente lambendo a folha cheia de mel e misturando os feromônios. 


Esse manejo é usado em uma única época do ano: nos 2 meses seguintes ao final da safra. 


Por exemplo, para nós que estamos em Goiás, a safra termina em outubro. Portanto, nos meses de novembro e dezembro é possível fazer a união de enxames. 


Sabe por que essa época? Porque é quando já capturamos enxames, inclusive enxames pequenos. Daí, para que eles sobrevivam ao período da fome nós unimos os pequenos com os maiores. 


Um enxame grande tem mais chance de sobreviver ao período da fome que um pequeno, não é mesmo? Deste modo, a técnica do papel funciona para confundir o cheiro das abelhas para que elas se aceitem mutuamente. 


Lembrando que cada colmeia tem o seu “cheiro”. É ele que faz uma abelha saber onde está a sua “casa”. Desta maneira, é preciso que as abelhas misturem os seus cheiros para que 2 colmeias possam ser unidas. 


A união de enxames serve para que haja um aumento populacional de indivíduos e um fortalecimento do mesmo, para que sobrevivam a entressafra, período de fome das abelhas. 


Nosso amigo apicultor perguntou qual a melhor folha de papel para fazer a união de enxames e a resposta é: Papel jornal! 


O melhor papel é o jornal. 


Coloque o jornal sobre o ninho, pincele mel, e depois empilhe o outro ninho. Se você preferir não pincelar, é só borrifar água com mel sobre o papel jornal. 


E pode ficar tranquilo que a tinta não é tóxica para as abelhas. Sua união será um sucesso.


E se você tá começando na apicultura e não sabe por onde iniciar a instalação de enxames, cola no nosso canal que disponibilizamos o Manual do Mapeamento Apícola, ou MMA. 


No MMA te ensinamos a mapear a sua região e propriedade para saber se ela é propícia para produção de mel. 


Lá também falamos sobre a porcentagem de mato apícola ideal para suas colmeias produzirem mel, a depender do bioma da sua região. 


Por exemplo: se você está na Amazônia, é preciso 1% de pasto apícola (7 hectares) para 1 colmeia instalada. Já no semiárido é preciso 1% de pasto apícola (7 hectares) para 4 colmeias instaladas. 


É por isso que é preciso fazer o MMA com cautela e calma. Cada região pode dar um resultado diferente de outra. 


Para saber mais sobre o mapeamento apícola, assista às aulas:

https://www.youtube.com/watch?v=f4SHO2RqjUs

https://www.youtube.com/watch?v=RLe96iNSjO8


Uma outra dúvida frequente que me chega é: instalei uma caixa-isca há 3 dias. Será que já pegou um enxame?  


Para você saber se uma caixa-isca capturou um enxame é preciso observar 2 situações: se as abelhas entram e saem direto da caixa com certa frequência, fazendo um pouso na entrada; ou se as abelhas estão voando em círculo em torno da caixa. 


Se elas estiverem saindo, pousando e entrando na caixa é porque a captura foi bem sucedida. A caixa-isca já tem enxame. 


Mas, se as abelhas estiverem voando em círculo é porque estão procurando e “estudando” se aquela caixa é boa para "morar". São as abelhas batedoras sobrevoando a caixa e analisando o lugar. Essa é a dica! 


Beleza? 


Um grande abraço, pessoal! 


Prof. Armindo Vieira Jr. 



#abelha #abeja #apicultor #apicultura #apiário #mel #miel #manejopresafra #captura #enxame #resgate #alimentaçãodeabelhas #colheitademel #enxamepequeno #présafrademel #dicas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.