sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

5 dicas para você economizar no apiário

 Comece na apicultura gastando pouco


Tá com vontade de começar a sua criação de abelhas, mas tá com pouco dinheiro? Vou te apresentar aqui algumas soluções para você começar ainda hoje gastando o mínimo possível.

Pessoal, eu sou o professor Armindo. Hoje, quero contar pra vocês que é possível começar na apicultura com pouco dinheiro. Mas, antes de eu te contar como você vai começar...já compartilha nossas dicas com seus amigos, parente e vizinhos que querem começar a produzir mel!


Aqui estão algumas excelentes dicas:


1) Obtenha enxames gratuitamente

É isso mesmo que você ouviu: Você não precisa comprar nenhum enxame!!!

Você pode capturar enxames soltos na natureza por meio de caixas-iscas. Aqui no canal eu explico direitinho tudo que você tem que fazer. O editor vai colocar para vocês aqui no canto superior desse vídeo o link para ver essa aula de como você vai montar sua caixa isca e capturar seus enxames DE GRAÇA!

Você vai gastar menos de R$ 50,00 para capturar seu primeiro enxame. 

Outra alternativa é fazer o resgate de enxames na natureza. Mas, é preciso saber as técnicas certinhas antes de implementar. Aqui no nosso canal também temos vídeos mostrando como funciona e em qual situação você pode fazer. O editor vai deixar o link aqui em cima pra você achar o link dessa aula (e você também vai achar o link aqui na descrição do vídeo)? 


Clique nos links e assista as aulas:

https://www.youtube.com/watch?v=21UcUxClg00 

https://www.youtube.com/watch?v=3GYMv8-mYKA


2) Você não precisa comprar colmeias novas

Você pode comprar colmeias usadas de apicultores e economizar muito, principalmente se você souber fazer uma boa avaliação de todas as partes da caixa. 

Lembre-se: uma coisa é a colmeia (a caixa) e outra coisa é o enxame (as abelhas).

A colmeia ou a caixa é a casa das abelhas. Ela deve estar inteira, sem rachaduras, sem cupim, sem partes podres. Os quadros devem estar inteiros e devem se encaixar tranquilamente na estrutura da caixa. 

Se você encontrar caixas apodrecidas e comida pelos cupins corra, pois é mal negócio! Observe tudo antes de comprar.

Outra coisa que você deve avaliar é o enxame, ou seja, as abelhas em si. 

As abelhas devem estar saudáveis e com uma boa rainha. Mas como você vai avaliar o estado das abelhas e da rainha?

Se você notar a presença de pragas na colmeia (besouros, traças, ácaros - que são bichinhos bem pequenos que ficam caminhando entre as abelhas) é sinal de que o enxame está fraco.

Enxames fortes, não tem parasitas. 

E a rainha? Você não precisa ver a rainha para saber para avaliar a sua condição: basta você verificar a existência de ovos, crias jovens e postura regular: ou seja, se a rainha está botando uniformemente nos quadros, sem falhas e sem pular alvéolos.

Um quadro de cria com muitas falhas (buracos sem postura) é sinal de uma rainha esgotada.

Analise todos esses pontos antes de comprar uma colmeia e um enxame. 


3) Fabrique suas próprias caixas de abelhas

Você pode construir suas próprias caixas de abelhas a partir de qualquer madeira comercial. As mais utilizadas são: pinus e eucalipto. São as madeiras mais fáceis de se trabalhar, mais baratas e acessíveis em todo o Brasil. 

Evite madeiras protegidas por lei ou aquelas que sofreram tratamento químico (como inseticidas, tintas, vernizes, óleos, etc.)

Se você já tem habilidades com a marcenaria, é possível produzir uma colmeia modelo Langstroth, padrão internacional, e economizar muito! 

Mas, atenção! Não faça suas colmeias de qualquer jeito, com qualquer madeira. 

Obedeça SEMPRE os padrões da ABNT (a regra internacional) para a colmeia Langstroth.

Outra observação importante: se você não tem habilidades com marcenaria, não se arrisque. Lembre-se que o trabalho com ferramentas pode ser perigoso para quem não tem experiências. Evite acidentes!


4) Compre somente os equipamentos necessários

Muitos consultores fazem um plano de negócio para o iniciante aquirir vários materiais e equipamentos que vão onerar o seu negócio inicial.

Você não precisa comprar todos os equipamentos disponíveis no mercado de uma vez só. Compre apenas o que você precisa para começar e adquira mais equipamentos à medida que seu apiário for crescendo. 

Quem vai financiar os demais investimentos no seu apiário será a sua própria produção.

À medida que você for faturando com sua produção, você irá adquirindo novos equipamentos para crescimento do seu apiário.


5) Avalie o custo-benefício na hora de comprar um curso de apicultura

Lembre-se de que a apicultura pode ser um investimento a longo prazo. A chave para começar com pouco dinheiro é ser criativo, paciente e aberto ao aprendizado. 

Fazer um curso pode parecer um gasto para quem está começando. Mas na verdade pode ser um bom atalho para o sucesso. 

Avalie um bom curso que vá te ensinar não apenas os manejos de apiário, mas também os segredos para montar um empreendimento sólido, visando escoar sua produção e faturar rápido!

Um investimento num bom curso para você que está iniciando pode te fazer economizar muito dinheiro lá na frente.Beleza? 

Essas foram uma dicas rápidas para você não ter mais desculpa com falta de dinheiro para começar o seu empreendimento apícola já!

Pessoal, um fraterno abraço! 

E até a próxima!

Prof. Armindo V. Junior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.