sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Mulher na apicultura: consigo fazer sozinha?

 Quebrando tabus: produção, mercado e empreendedorismo feminino


Será que apicultura é mesmo coisa pra mulher? Essa é uma frase que ainda circula por aí, mesmo em tempos ultramodernos e tecnológicos como o que vivemos. 

Hoje vamos falar desse tema "polêmico": mulher na apicultura. 

Pessoal, já se foi o tempo em que as mulheres tinham que ficar em casa na cozinha ou cuidando de menino. Hoje, é fato que as mulheres podem e devem ter independência financeira como também podem e devem ter liberdade de escolher o que elas querem fazer da sua vida. 

Lugar de mulher é onde ela quiser! Como diz a frase.

E não existe mais a divisão: “trabalho para homem, trabalho para mulher”. Nos dias de hoje existem mulheres pedreiras, encanadoras, caminhoneiras, carpinteiras, mecânicas, ou seja, que exercem várias profissões que por muito tempo foram vistas como atividades masculinas.

Não existe mais espaço para esse tipo de divisão: tanto homens quanto mulheres são plenamente capazes de se formar e se capacitar em diversas profissões, tem ainda um ponto muito importante aí para se notar: as mulheres que são mães sozinhas, em sua maioria, sustentam a casa sozinhas. Não dependem ou não têm marido. Elas têm que se virar pra trazer pão pra dentro de casa.

Hoje, a independência financeira feminina é a chave para o desenvolvimento social e econômico de muitos países. No Brasil, por exemplo, existem muitas mulheres que sustentam sua família. 

Mesmo assim, ainda vemos desigualdades por oportunidades de trabalho. Muito preconceito e desigualdade salarial. Quantas mulheres ganham menos que seus maridos? Quantas buscam uma oportunidade no mercado de trabalho e são negadas, pela idade, sexo, cor, escolaridade, experiência.

Pensando nisso, em trazer maior oportunidade no mercado de trabalho, eu digo que a apicultura é coisa pra mulher sim! 

A apicultura é uma atividade que pode ser feita por todas as mulheres, sejam elas jovens ou idosas, mães ou não, esposas ou não, LGBTQIA+ ou não. Não é preciso ficar esperando o marido para dar o pontapé inicial na apicultura, só porque ainda existe uma antiga visão de que a apicultura é uma atividade masculina. 

Você pode começar sim na apicultura agora, se você quiser. E digo mais...conseguir levantar o peso de uma caixa de abelha é irrelevante quando você tem uma coisa essencial: conhecimento! 

Se você tem conhecimento, tem tudo! É por isso que os vídeos aqui do canal são direcionados para homens e mulheres que querem se profissionalizar na área. 

Às vezes eu, com esse meu jeito mais “duro”, posso até parecer falar mais para o público masculino. Mas, não...falo também para vocês mulheres. 

Vou dar um exemplo meu, lá de casa: a Janaina, minha esposa, é também minha companheira. Companheira de negócio. Montamos os apiários que temos hoje juntos, montamos uma loja juntos, gerenciamos nosso negócio juntos. Ela não é só minha esposa, ela é minha sócia. E eu respeito muito todas as decisões tomadas por ela.

Na Escola de Apicultura, tenho muitas alunas que são apicultoras e sócias de seus maridos (mas são elas que encabeçam o negócio apícola da família) como é o caso da Ariele do Apiário Apizoom e da Lais do Apiários VS (https://www.youtube.com/watch?v=9kddAk_4hXo

Tenho também alunas que decidiram ser apicultoras, mesmo sem esposos ou maridos, e tocam o seu negócio com firmeza. Muitas outras têm uma sócia, ou seja, 2 mulheres tocando o negócio como é o caso da Yara e da Patrícia (https://www.youtube.com/watch?v=8zutKPGaFE4). 

Enfatizo muito a importância da apicultura como atividade familiar. Mas, ela não se restringe a uma família nuclear, ela se estende a outras formas de sociedade e negócio. 

E olha, o número de mulheres apicultoras têm crescido muito. O que mostra que essa é uma atividade que consegue trazer renda e independência financeira. E uma das principais razões para o aumento do papel das mulheres na apicultura é a necessidade de mão-de-obra qualificada no mercado.

A apicultura moderna é altamente técnica e requer conhecimentos especializados em manejos, práticas apícolas, beneficiamento e manipulação de produtos, estratégias de marketing e vendas dos produtos das abelhas. Além de conhecimentos da biologia e entomologia para garantir sucesso no mercado. As mulheres são, muitas vezes, mais atentas, minuciosas, cautelosas, desenvolvem ótimas inovações e são altamente capazes de adquirir habilidades seja no campo ou em outros espaços. 

Valorizo sempre minhas alunas e puxo também a orelha de alunos que não valorizam o trabalho das suas esposas, mães e filhas! 

Vocês mulheres são importantíssimas para a apicultura. Além de transmitir tecnificação para seus sócios e companheiros, maridos, vizinhos e parentes com mais facilidade, transmitem também para os filhos. Constroem tradição familiar. Por meio da apicultura promovem união da família. 

Além disso, vocês já sabem as oportunidades que a apicultura pode oferecer. A produção de mel e de outros produtos das abelhas é uma atividade econômica rentável e pode ser realizada em uma escala pequena ou grande, dependendo de onde você quer chegar. 

Isso permite que vocês possam escalonar o trabalho: começar pequeno e ir expandindo aos poucos à medida que adquirem mais conhecimentos e habilidades. Da mesma maneira que os homens. 

As mulheres também têm um papel importante nos esforços para a preservação e proteção das abelhas. Muito mais ativas que os homens quando o assunto é a defesa do não desmatamento para a geração de mais vida na fazenda, sítio ou floresta. 

E tem mais! Tem mais uma coisa importantíssima, que ouço muito dos meus alunos: as mulheres é que realizam o beneficiamento de mel e desenvolvem as estratégias de marketing e venda. 

São elas que embalam, rotulam, montam os compostos, vão para as feiras, vendem toda a produção. Ou seja, elas é que levam o dinheiro para dentro de casa. E não dá para negar que essa é uma constante em muitas famílias. 

Com relação à apicultura em si, como uma prática, eu digo que é possível sim ter um apiário em que 2 mulheres trabalhando juntas conseguem levantar muitas caixas de abelha. 

Além disso, existem alternativas viáveis para você que acha que não vai dar conta de ser apicultora porque é mulher ou acha que não vai conseguir ser apicultora porque está sozinha. 

Para evitar qualquer contratempo com os manejos no apiário, você deverá ter em mãos os utensílios e maquinários adequados. 

Por exemplo, 

1) Para a safra: utilizar melgueiras ao invés de sobreninhos (será muito mais fácil fazer a colheita de melgueiras - que são a metade do peso de sobreninhos). 

Suas colmeias estão fazendo a superprodução e você está com muitas melgueiras empilhadas? Está muito alto para você fazer o manejo? Utilize uma escada ou suporte seguro para você alcançar as melgueira mais altas.

2) Outra dica importante: você não precisa carregar peso como uma burra carga: Dá para deixar o carro bem pertinho do apiário, o que facilita na hora de fazer o transporte das colmeias ou melgueiras. 

Reparou que essas dicas servem tanto para as mulheres quanto para homens? Usar todas essas dicas é uma maneira inteligente de fazer apicultura sem desgaste e sem sacrifícios e isso eu ensino para todos os meus alunos: tanto homens quanto mulheres.

Então, gente, mulher na apicultura tem sim, pode sim e você consegue sim! 

Por hoje é só! 

Um grande abraço! 

Até mais! 

Texto redigido por: Tamiris Maia G. Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.