Conheça a origem do mel e do pólen
O que é mel? Você sabe?
Mel é um produto feito pelas abelhas. Ele tem origem no néctar da flor ou nas secreções vegetais, que são transformadas em um líquido adocicado, que é o mel.
Ou seja, mel é aquilo que as abelhas buscam na flor, na natureza.
Mas, aí alguém poderia perguntar: só na flor? Não.
As abelhas podem buscar néctar e resina nas flores, ou no tronco ou nos brotos das plantas. É certo que 98% das plantas liberam néctar através da flor, mas os outros 2% liberam pelo caule, broto ou folha.
O mel só pode ser considerado puro e verdadeiro se tiver origem floral ou extrafloral (broto, folhas, troncos). Tudo que não tiver essa origem, não é mel!
O néctar extrafloral só é produzido em condições climáticas muito específicas para a sua eliminação.
Agora que sabemos que o mel vem do néctar, poderíamos nos perguntar: o que é néctar?
Néctar é um líquido que as flores produzem para exalar cheiro, que por sua vez atrai polinizadores.
O processo polinizador consiste em uma das etapas da reprodução das plantas, que necessitam que os polinizadores levem pólen de uma flor a outra flor. E as abelhas participam desse processo fazendo exatamente isso.
Nas flores existem pelo menos 2 estruturas, que liberam gametas diferentes: gametas femininos e gametas masculinos. O pólen é o gameta marculino. E para que a planta seja fecundada é necessário que os 2 gametas se encontrem em flores diferentes. As abelhas, juntamente com outros agentes polinizadores auxiliam nesse momento.
É benéfico para a planta e para a abelha, que consegue um alimento riquíssimo em proteínas, que é o pólen.
Mas, atenção! O néctar é que vai ser transformado em mel. E pólen floral vira pólen apícola na colmeia. Pólen não vira néctar e néctar não vira pólen. Ok?
O pólen é rico em proteína e vitamina e o mel é rico em carboidratos. Juntos compõem o alimento completo e balanceado para as abelhas.
Se você gostou desse texto compartilhe com seus amigos!
Um grande abraço!
#mel #miel #abelha #abeja #apicultura #apicultor #apiario #enxame #polen #pólen
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.