Colheita de mel / como é feita?
O apicultor é o responsável por tirar o mel do favo, embalar e colocar para venda.
Mas é muito provável que você esteja aí se perguntando: como o apicultor faz para poder tirar o mel do favo?
Em primeiro lugar, o mel deve estar maduro. Isso significa que ele deve ter só 18% de água. As abelhas precisam ter desidratado o néctar a ponto de ele se transformar em mel. E por cima do mel ter colocado uma tampinha de cera/opérculo. Assim, o apicultor só vai colher mel que estiver operculado.
Em segundo lugar, o apicultor deverá reconhecer a diferença entre “cria madura” (larvas das abelhas) e mel operculado. São muito diferentes, de modo que o profissional consegue reconhecer com facilidade.
Este mel será levado para a sala do mel, onde o apicultor realizarão o beneficiamento: tirar o mel do favo e embalar.
Para tirar o mel do favo o apicultor vai usar um “garfo” e vai tirar a tampinha de cera. Depois ele vai pegar os quadros com favos de mel, vai colocar dentro de uma máquina chamada de centrífuga. Lá os favos vão girar e o mel vai se soltar. O mel vai direto para o fundo da máquina.
ATENÇÃO! O BENEFICIAMENTO DO MEL NÃO É A INDUSTRIALIZAÇÃO DO MEL. A INDUSTRIALIZAÇÃO PREVÊ A TRANSFORMAÇÃO DE UM PRODUTO EM OUTRO. O BENEFICIAMENTO É A SIMPLES MANIPULAÇÃO DE UM PRODUTO PARA QUE ELE CHEGUE AO CONSUMIDOR FINAL DE FORMA SEGURA.
Isso não significa que não exista industrialização feita pelo apicultor. Por exemplo: Quando um apicultor mistura mel com própolis, ele está industrializando, está fazendo um mel composto. Criou um terceiro produto que não é encontrado naturalmente no ambiente.
Depois que o mel é retirado do favo e vai para o fundo da centrífuga, o apicultor vai coletá-lo e o deixará em repouso dentro de um decantador durante 5 a 7 dias. Isso permitirá que toda “sujidade” (pedaço de cera ou pólen) que estiver presente no mel possa sobrenadar e o apicultor possa retirar facilmente com ajuda de uma espátula.
Depois de passar por todo esse processo o mel fica totalmente translúcido! Pronto para a venda e para o consumo.
Se você gostou dessa leitura,COMPARTILHE com seus amigos.
Um grande abraço!
#mel #miel #abelha #abeja #apicultura #apicultor #apiário enxame #néctar #cursodeapicultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.