Como as abelhas produzem mel a partir do néctar
O néctar é a fonte principal de açúcar para as abelhas e outros insetos polinizadores, por ter sacarose em sua composição. Já o néctar extrafloral não tem sacarose e sim de outros dois tipos de açúcares: glicose ou frutose. Vai depender da planta.
Existem flores ou inflorescências (cacho de flores) que possuem tanto néctar que ficam até pesadas, ficam viradas para baixo. Essas flores são verdadeiros banquetes para as abelhas.
Quando as abelhas coletam o néctar, fazem 2 tipos de atividades para transformar em mel: transformação física e transformação química.
Transformação física: desidratação
As abelhas operárias campeiras saem às 5h da manhã para coletar néctar. Quando encontram o néctar presente na flor, o bebem e o engole. Esse néctar vai para o estômago “falso” (as abelhas têm 2 estômagos). O próprio calor do corpo da abelha permite que a desidratação do néctar comece a acontecer. Quando a abelha campeira chega na entrada da colmeia, entrega esse néctar para as abelhas engenheira, regurgitando-o na sua boca. É aí que começa a transformação química.
química:
A transformação química acontece quando as abelhas campeiras chegam na colmeia e transferem o néctar para as abelhas engenheiras. Na colmeia as abelhas engenheiras vão passando o néctar de boca em boca até que desidrate e se transforme em mel.
Quando as abelhas coletam o néctar da flor, este possui 98% de água. Quando as abelhas transformam o néctar em mel, este só tem 30% de água. Todo esse processo ocorre em um prazo aproximado de 24h a 72h. É como se as abelhas estivessem fazendo em seu estômago um “doce de lTransformação eite”, apurando o néctar até se tornar mel.
Interessante, né?
Se você gostou, deixe seu like, se INSCREVA no nosso canal e COMPARTILHE com seus amigos.
Um grande abraço!
#mel # miel #abelha #abeja #apicultura #apicultor #apiário enxame #néctar #cursodeapicultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.