quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Como é feito o mel de laranjeira?

Saiba como é feito os diferentes tipos de mel


Você sabe como é feito os diferentes tipos de mel? Sabe como é feito o mel de laranjeira ou de assa-peixe ou de eucalipto ou outros? 

Quando você tem um apiário instalado, as abelhas campeiras, responsáveis por coletar o néctar, viajam até um raio de 1,5 quilômetros só para coletar néctar e pólen.  


Se dentro do raio de 1,5 quilômetros existir uma predominância ou exclusividade de determinada planta que produza uma flor, então o apicultor terá o mel com a predominância das substâncias contidas naquela flor. 


Por exemplo: se houver um apiário localizado nas proximidades de uma área em que 50% da vegetação seja de laranjeira, as abelhas vão coletar o néctar da flor de laranjeira e o mel será predominantemente de laranjeira. Contudo, se a área for coberta 100% por laranjeira, então o mel será exclusivamente da florada de laranjeira. 


Mas, como saber que o mel é realmente de laranjeira? Existem laboratórios credenciados que fazem esse tipo de análise, detectando se um mel é realmente de determinada flor ou não. Se você for um apicultor iniciante, por enquanto não se preocupe com isso. Ok? 


E quanto ao sabor, os méis possuem sabores diferentes? A resposta a essa pergunta é sim. Os méis possuem sabores, cores e texturas diferentes. E essa diferença está muito relacionada à presença de sais minerais: se há mais sais o mel será mais escuro e menos doce. Se há menos sais o mel é menos escuro e mais doce. 


Gostou dessa postagem? Então não deixe de compartilhar com seus amigos! 


Um grande abraço! 


Prof. Armindo Vieira Junior 



#abelha #abeja #mel #miel #apicultura #apicultor #apiário #curso de apicultura #meldelaranjeira #enxame 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.