terça-feira, 22 de novembro de 2022

Dados que poucas pessoas sabem sobre produção de geleia real

Você sabe qual a diferença da geleia real produzida pela abelha africanizada para a geleia real produzida pela abelha europeia? 


Aqui você vai descobrir tudo, não só sobre este, como também sobre outros assuntos relacionados. 


Para começarmos a falar sobre o assunto geleia real, vamos descobrir a sua origem. 


Se você é apicultor, deve saber que a geleia real não vem da flor e sim da glândula hipofaringeana das abelhas operárias. 


A geleia real vem da glândula do organismo das abelhas! Incrível, né?


A geleia real vem da corrente sanguínea da abelha, portanto, é essa corrente sanguínea que deve estar bem nutrida, com mel e pólen. 


A partir do momento em que as abelhas de sua colmeia estão nutridas, há a possibilidade de produção de geleia real. Normalmente, é feita para alimentar a rainha, as crias e o zangão. 


Aqui no nosso canal da Cia da Abelha já divulgamos a aula, de um professor de apicultura, da UFV. 


Ele perguntou: você quer produzir geleia real em casa? Então é só fazer isso:


1) promova o aumento dos indivíduos da sua colmeia, pois ela deve estar muito populosa; 2) ela deve estar também muito bem alimentada, com alimentos artificiais específicos e especiais. 


E quando dizemos bem alimentada, significa que você deve fornecer excelente alimento às suas abelhas. 


Não é fubá de milho ou ração comum. Você deverá manipular a sua própria ração se quiser produzir geleia real, pois deverá conter 40% de proteína. 


Você deve fornecer uma ração especial muito superior a quaisquer rações vendidas no mercado. Não dá para ser transgênica. Ela deve ser 100% orgânica e micronizada. 


A geleia real que encontramos no Brasil hoje, vem da China ou da Nova Zelândia. A produção brasileira não é suficiente para atender 1% do mercado. 


Com relação à qualidade das geleias reais comercializadas pelo mundo, poderíamos dizer que a geleia real chinesa não é confiável. 


Isso porque foram descobertas empresas que, infelizmente, falsificam o produto. 


Fazem uma espécie de mistura de geleia real com larvas de zangão. Isso acabou com a sua reputação internacional da China com relação à venda da geleia real, apesar de existirem empresas idôneas.


Inclusive a geleia real com a qual a Cia da Abelha trabalha vem da Nova Zelândia, que é de altíssima qualidade. 


A Nova Zelândia produz um dos méis mais valiosos do mundo, que é o mel de manuka.  Este é um mel extrafloral vendido para toda a Europa. E não pensem que é barato. O mel de manuka alcança o maior preço que o mercado apícola poderia alcançar. 


Vale a pena ressaltar que a Nova Zelândia é idônea e produz geleia real de altíssima qualidade. 


Deste modo, se você quer manipular ou simplesmente consumir geleia real, dou uma importante dica: 


Fiquem atentos aos seus fornecedores. Tenha atenção aos produtos e produtores, para não comprar gato por lebre. 


Agora que já falamos o que é geleia real e qual o melhor local para adquirir esse produto, vamos falar sobre sua forma de consumo diário. 


Se você não tem nenhum problema de saúde, pratica atividade física diariamente, se alimenta bem, não possui obesidade, diabetes ou qualquer outra doença, a recomendação é de 1g por dia (1 palito de café). 


Mas, se você é uma pessoa que sente cansaço, exaustão, esgotamento, termina o dia muito fatigado, a recomendação é que você consuma 5 g por dia (1 colher de chá). 


Agora, se você tem algum problema sério de saúde, já faz parte do grupo da terceira idade (70 anos ou mais), então, a recomendação é que você consuma 1 colher de sopa por dia. 


É muito provável que dentro de 1 semana você sinta muita melhora na disposição física e mental. 


Lembre-se, estamos falando de um produto das abelhas que é capaz de trazer vitalidade, fertilidade, energia e longevidade para a abelha-rainha por 5 anos (as operárias vivem somente 45 dias). 


Se a geleia real é capaz de trazer isso tudo para as abelhas, imagine para nós, humanos, que somos organismos complexos?! 


E para fechar o assunto com chave de ouro, vamos falar sobre geleia real das abelhas nativas brasileiras. 


Nossa abelhas são capazes de produzir geleia real, mas não é possível realizar a sua coleta para a comercialização. 


Não podemos nos esquecer que há muitas espécies de abelhas sem ferrão em que a realeira é permanente, ou seja, outra rainha nasce somente se a “rainha-mãe” morrer. 


É necessário que haja ausência da abelha-rainha para que a princesa nasça, diferente das abelhas com ferrão em que novas princesas nascem independentemente da morte da “rainha-mãe”. 


Existem colmeias de abelha sem ferrão em que o ovo da rainha fica “invisível”. Não conseguimos identificá-lo, quiçá fazer a coleta.  


Portanto, se você deseja fazer produção de geleia real, não deve mirar na criação de uma abelha sem ferrão. 


Se levarmos em consideração que mesmo as abelhas com ferrão produzem pouca geleia real, é preciso que haja esforço e empenho para a produção deste valioso produto das abelhas. 


Gostou do conteúdo? Deixe seu LIKE e se INSCREVA no nosso canal. 


Um grande abraço! 


Prof. Armindo Vieira Junior 


#abelha #abeja #bee #mel #miel #honey #apicultura #apicultor #apiario #apiário #cursodeapicultura #geleiareal  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.