terça-feira, 22 de novembro de 2022

6 Dicas importantes para você nunca mais perder enxames!

 Nunca mais perca enxames fazendo isso…


Aqui você vai ver Perguntas e Resposta sobre o tema: Por quê você perde enxames? 

Vale muito a pena conferir! Principalmente se você é apicultor iniciante. 



  1. Capturei um enxame por caixa-isca, quando voltei ao local vi que as abelhas não estavam mais lá. Observei que começaram a construir os favos nos quadros e a caixa estava roída. O que será que aconteceu? 


Vou te falar o que aconteceu. Você demorou muito para fazer a transferência do enxame da caixa-isca para a caixa núcleo. E o enxame é um enxame enorme. 


A abelha-rainha percebeu que aquela caixa não seria suficiente para ela botar seus ovos. Faltou espaço e a rainha foi embora, enxameou levando consigo todo o enxame. 


Esse é um enxame que já veio forte, já veio com boa condição, já veio com energia, mas não tinha espaço para ele. 


Então, se você capturou e demorou para fazer a transferência você vai perder esse enxame. 


  1. Como identificar se o enxame é fraco ou forte? 


Criando abelhas. A partir do momento em que você estiver criando abelhas no seu apiário, montando seu apiário, eu tenho certeza que você vai saber o que é um enxame forte e o que é um enxame fraco. 


É prática! É pôr a mão na massa. 


É você começar a fazer, colocar os ensinamentos em prática até para você entender o que é um enxame forte, o que é um enxame bom, que tem energia, que tem força, que consegue se manter. E o que é um enxame fraco, em que você efetua o manejo e ele não te responde. 


Você só consegue observar isso por meio do manejo, da prática, à medida em que você vai trabalhando com apicultura. 


  1. Por que um enxame fraco produz realeiras? 


Justamente pelo mesmo motivo. 


Muitas vezes você tem uma caixa com 10 quadros e tem um enxame que usa somente 2 quadros. Aquele espaço de 8 quadros que estão vazios, com certeza terá traça, aranha, outros insetos que estão predando o enxame (que ainda é pequeno). 


Se o enxame percebeu que não é possível habitar nesse local, ele vai embora. 


Outra questão importante  é a temperatura. O enxame deve manter uma temperatura constante dentro do espaço na caixa. 


Se o seu enxame é pequeno e está em uma caixa-ninho, que é grande, ele não vai conseguir manter a temperatura durante a noite. Ele gasta muita energia para manter aquela temperatura. E o que ela vai fazer? Vai embora! 


Mais uma coisa importante: meu enxame tá pequeno, está definhando e tá fazendo realeira. 


Por quê? Isso acontece porque o enxame pode ter perdido a rainha e como consequência ele vai se definhando, pois não tem crias para fazer a nova realeira. 


E as operárias resolvem, no desespero de querer salvar o enxame, cria falsas realeiras ou transforma-se em uma colmeia zanganeira.


  1. Quando a caixa-ninho da colmeia é contaminada com agrotóxico, as abelhas todas morrem, os quadros estão cheios de favos de mel operculado, esse mel pode ser aproveitado ou descartado? 


Raramente você terá uma situação em que a pulverização com os defensivos vai entrar na colmeia. Isso não acontece! 


A não ser que você esteja com seu apiário dentro de uma plantação e o pulverizador vai passar lá dentro. Isso não acontece, tá? 


É raro. Até porque não é possível manter um apiário dentro de uma plantação de café, de laranja, de soja, etc.  


Quando acontecer de contaminar as abelhas e elas morrerem todas, você poderá coletar tranquilamente o mel operculado. Porque as abelhas já fizeram o mel e o “fecharam” com uma “tampinha” de cera. O contato que a abelha teve com o veneno foi posterior à operculação. Você perdeu o enxame, mas não perdeu o mel, nesse caso. 


O que você não pode fazer? Não pode deixar essa colmeia nesse local por muito tempo sem abelhas para a sua proteção, pois as formigas ou outros insetos podem invadir e carregar todo o mel. 


Então, recomendamos que você colha o mel em um prazo de 24 horas após a morte das abelhas. 


Atenção a um detalhe! Se o veneno (agrotóxico) foi pulverizado dentro da caixa, infelizmente esse mel está impróprio para colheita e consumo. 


  1. No caso da aplicação noturna de agrotóxico é possível diminuir o risco de perda de enxames?

 

Se você mesmo puder aplicar no período noturno será muito bom, pois as suas abelhas já vão estar recolhidas dentro da colmeia. 


Mas, se não for você mesmo que for aplicar o agrotóxico, se for um vizinho ou lavoureiro, por exemplo, dificilmente aplicará no período noturno. Por toda a condição de se fazer essa adequação. 


Então, é importante que você saiba realizar essa aplicação de agrotóxico com mais tranquilidade e sem ter risco.  


  1. Perder um enxame ou um animal é algo exclusivo do apicultor? 


Todo mundo que trabalha no agro está sujeito a perder um animal. Então, o bovinocultor vai perder uma vaca ou um boi; o suinocultor vai perder um porco, por exemplo. 


Então, quem trabalha com animal é natural ter perdas. 


Pela nossa experiência e pelo que vejo com nossos alunos Premium da Escola de Apicultura, definimos um índice aceitável de perda que é até 2%. 


Até 2%, naturalmente, você vai perder. E digo mais. Dentro desse índice, a perda nem é considerada de fato uma perda. Até aí você ainda está no lucro. 


Sabe por quê? Porque estamos lidando com seres naturais, seres biológicos existe uma seleção natural. Você perde seres que são biologicamente mais frágeis. Portanto, o enxame geneticamente mais fraco pode ser perdido.   


2% de perda para os apicultores experientes é aceitável. Por exemplo, no apiário da Cia da Abelha do professor Armindo, não há perda de 1 enxame por ano. 


10% é uma perda aceitável para quem tá começando. 


Todos que perdem poucos enxames são aqueles que seguem o manejo. 


Existem enxames que, naturalmente, dentro da sua genética, há tendência migratória. Portanto, ele não vai ficar “parado” por muito tempo. Daí você pode vir a sofrer perdas desses enxames, que também é um processo natural. 


Gostou do conteúdo? Siga a Escola de Apicultura/Cia da Abelha nas redes sociais.


Um grande abraço! 


Prof. Armindo Vieira Junior 


#abelha #abeja #bee #mel #miel #honey #apicultura #apicultor #apiario #apiário #cursodeapicultura #enxame #enxamear 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.