Entenda definitivamente o significado desse conceito e qual a sua importância
Você sabe o que é superprodução de mel?
Muita gente tem dúvidas a respeito desse assunto.
Existem pessoas que pensam que a superprodução corresponde ao total da produção de um país. Outros acham que a superprodução é o total da produção de um apiário.
Mas, a superprodução de mel não é nada disso!
A superprodução de mel, nada mais é que o total de mel produzido por colmeia em 1 ano, ou seja, é a produtividade por colmeia.
Quando observamos a média nacional de produção de mel no Brasil divulgada pelo IBGE, percebemos que ela é baixa.
Em média, produzimos 15 kg a 18 kg por colmeia/ano, ou seja, uma única colmeia de abelha produz 15kg a 18kg de mel durante 1 ano.
Pode até parecer que é muito mel produzido. Contudo, esse valor é baixo se compararmos com a produtividade dos Estados Unidos, Canadá, Argentina e China.
Os Estados Unidos costumam alcançar 50 kg de mel por colmeia/ano. Já o Canadá alcança 85 kg por colmeia/ano. A Argentina produz 40 kg por colmeia/ano. A China gera um total de 38 kg por colmeia/ano.
Isso sim é superprodução de mel! E olha…são países que passam muitos meses debaixo da neve ou ⅗ do seu território é desértico, não possuem grande diversidade de flora quanto a nossa.
Nós, no Brasil, temos um potencial de produção de mel muito grande! Pois, não sofremos com nenhum desses fatores listados acima. Temos flora diversa, calor, chuvas em abundância, “sombra e água fresca”, ou seja, tudo que a abelha gosta e deseja para produzir muito mel.
O que falta a nós é tecnificação e colocar a mão na massa! Falta conhecer mais e melhor as formas de fazer manejo. E pensando nisso, a Escola de Apicultura vem preencher essa lacuna, oferencendo cursos profissionalizantes capazes de mudar a vida de muitas famílias.
E aí, animou? Bora produzir mel?
Gostou do conteúdo? INSCREVA-SE em nossas redes sociais!
Grande abraço!
Prof. Armindo Vieira Junior
#abelha #abeja #bee #mel #miel #honey #apicultura #apicultor #apiario #apiário #cursodeapicultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.