quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Essa é a maneira correta de aumentar em 6 vezes a produção de mel

Aluno superprodutor colhe mel 3 vezes ao ano



Tivemos a possibilidade e a alegria de conhecer o apiário do João Canuto e do Vítor, meus alunos da Escola de Apicultura, moradores de Vianópolis de Goiás.

Eles aumentaram em 6 vezes a produção de mel depois de fazerem as aulas do curso Premium da Escola de Apicultura.

João é apicultor há 25 anos. Fez alguns cursos logo no início da atividade e conseguiu conhecimento basilar para começar o seu negócio. Contudo, naquele momento a apicultura encontrava-se retraída no cenário do agronegócio nacional. Diferentemente de hoje, que a atividade está em plena expansão e se torna cada dia mais lucrativa.

O Apiário da Lajinha, administrado por João e Vítor, está em meio ao cerrado goiano. Lugar de seca prolongada que favorece o florescimento de diversas espécies vegetais nativas. As colmeias estão dispostas em forma de ferradura, formando um U em direção ao nascer do sol.
Durante o período de safra de mel, momento compreendido entre agosto e novembro, João e Vítor realizam 2 colheitas em suas colmeias. Quando visitamos o apiário 1 colheita já tinha sido realizada há 21 dias. Além dessas, colhem mel da florada de camboatá em janeiro e da florada de girassol em julho. Ou seja, João e Vítor colhem mel 3 a 4 vezes ao ano.

Revisando as colmeias observamos que as abelhas já tinham depositado muito mel nos favos recém retornados da sala de mel. Percebemos o quanto o local é propício para a produção e o quanto os enxames estavam fortes.
O florescimento do cipó-uva no mês de setembro proporciona abundância de néctar, que será transformado em mel pelas abelhas. Suas principais características são o sabor doce e a cor clara como ouro. Além do cipó-uva, outras árvores floresceram entre os meses de agosto a novembro: o angico, o cajueiro, o pombeiro (também conhecido como copiúva), a sucupira e a lixeira.
“Ver favos tão bonitos e cheios de sabor é a maior alegria para o apicultor”, segundo João.
Os apicultores não abrem mão de realizar as revisões e manejos de modo constante nos apiários. Anualmente trocam as abelhas-rainhas esgotadas, favos de cera velhos e realiza a alimentação artificial com as quantidades corretas.

João também faz colheita durante o mês de janeiro, quando há floradas de girassol. Para os próximos anos pretende instalar coletores de pólen para ampliar a sua esteira de produção.

E lembra que: “o cerrado oferece tudo que há de bom e melhor para as abelhas, basta preservar que mel não vai faltar! Tudo que é feito com dedicação e amor dá certo.”

Foi um prazer conhecer todos!

Um fraterno abraço a todos!

Prof. Armindo Vieira Junior


#abelha #abeja #mel #miel #apicultura #cursodeapicultura #apicultor #apiario #apiário #cipó-uva #florada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.