sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Posso produzir própolis em qualquer ambiente?

Saiba quais são os 5 principais fatores que influenciam a produção de própolis verde


Se você é apicultor e pretende produzir própolis verde, não deixe de ver essas dicas.


Aqui falaremos sobre os fatores que mais contribuem para que você produza própolis de alta qualidade e em boa quantidade. 


Alguns dos meus alunos sempre me perguntam: Quantos alecrins do campo (Baccharis dracunculifolia) preciso ter em minha propriedade para começar a produzir própolis verde? 


E a resposta é: depende de muitos fatores. Você deve observar se atende a todos os quisitos para desenvolver de modo correto essa produção. 


  1. local (cerrado);

  2. altitude (700m);

  3. temperatura (19 ०C e 25 ०C)

  4. umidade (60%);

  5. pluviometria (1200mm).


Se sua propriedade está localizada no sudeste, centro-oeste ou sul do Brasil, em uma região em que o alecrim do campo é uma planta nativa (cerrado), como por exemplo, no sul de Minas Gerais, 200 pés de alecrim são suficientes para que você obtenha uma boa produção.


Mas, se você estiver numa região montanhosa, próxima à Serra do Mar, em São Paulo ou Paraná, por exemplo, será necessário ter 500 pés de alecrim. 


Agora, se você estiver em Mato Grosso do Sul ou no Pará, serão necessários 10.000 pés de alecrim do campo para produzir 1 g de própolis verde. Estes locais não são propícios para o cultivo de alecrim do campo e consequentemente, a planta não produzirá a resina necessária para a produção da própolis. 


Portanto, não é somente o número de plantas que determina a produção de própolis e sim a soma de todos os fatores ambientais e as variáveis acima descritas que determinam a sua boa produção. 


Um fraterno abraço! 


Prof. Armindo Vieira Junior




#abelha #abeja #bee #mel #miel #honey #apiario #apiário #apicultor #apicultura #curso de apicultura #propolis #própolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.