segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Descubra quais fatores contribuem para que o Brasil tenha o melhor mel do mundo

 Saiba quais são as vantagens de produzir mel no Brasil


Até pouco tempo, a Apimondia considerou o mel brasileiro o melhor do mundo, pelo segundo ano seguido. A apimondia é um congresso internacional que acontece a cada 2 anos. 


No nosso país há diversos fatores favoráveis que corroboram para que tenhamos uma produção de mel de alta qualidade. Nosso clima é muito favorável, assim como a nossa biodiversidade vegetacional e as abelhas africanizadas, que produzem mel orgânico e limpo. 


As Apis mellifera srd. (sem raça definida), também conhecidas como abelhas africanizadas, são resistentes à doenças e pragas, sendo desnecessário o uso de antibiótico para manutenção saudável da população do enxame. 


Isso colocou o Brasil em uma posição competitiva à frente do mundo inteiro. Tanto que somos o maior produtor de mel orgânico do planeta, apesar da baixa produtividade de mel por colmeia/ano. 


O Brasil tem em torno de 3.500.000 colmeias produtoras. Cada uma produz, em média, 15kg a 18kg de mel por ano. O resultado disso é um total de 51.000 toneladas do produto. 


Se você é apicultor, pode estar pensando: e se nós produzíssemos mais mel. E se produzíssemos 60 kg de mel por ano. É muito provável que atingíssemos 200.000 toneladas por ano. Daí, não ia ter pra ninguém! 


Então, por que a produção do Brasil é tão baixa se temos uma qualidade do produto tão alta e todos os fatores à nosso favor? 


A resposta a esta pergunta é: falta conhecimento apícola e manejo correto nas colmeias para que alcancemos maior produção de mel. 


O Brasil é favorecido em seus quartos cantos (8.511. 664 km²) de extensão territorial e clima. Somos o 5० maior país em extensão territorial do planeta, com condição e potencial de produção de mel gigantesco. 


Se compararmos o Brasil com o Canadá, sendo este último o 2० maior país do mundo em extensão territorial, ainda estamos em vantagem. O Canadá só pode produzir mel em ⅕ de seu território, pois o restante fica debaixo de neve ao longo de muitos meses do ano. Uma vez que as abelhas não sobrevivem bem em climas temperados, lá não é o melhor local para elas, ao contrário do restante da América Central e do Sul. 


Ainda assim, o Canadá está no ranking de um dos maiores produtores de mel do mundo. 


Felizmente, nosso país tem condição de produzir mel, grão e outros produtos de origem animal. Temos espaço territorial e uma grande biodiversidade, capaz de alimentar ¼ da população mundial. E ainda temos espaço e potencial para dobrar a produção de mel melhorando a produtividade. 


Além da tecnificação que tem se intensificado nos últimos tempos, as áreas de reflorestamento têm contribuído para que aumentemos a nossa produtividade. 


A apicultura tem sido vista como o agronegócio do futuro, porque permite a preservação da biodiversidade, dos lençóis aquíferos e da fauna, freando o desmatamento e com potencial de aumento da produtividade e do PIB do Brasil. Nosso potencial de produção de mel tem crescido a cada dia e bons anos nos esperam à frente. 


A aí, bora produzir mel?


Gostou do conteúdo? INSCREVA-SE nas nossas redes sociais.  


Grande abraço! 


Prof. Armindo Vieira Junior     




#abelha #abeja #bee #mel #miel #honey #apicultura #apicultor #apiario #apiário #cursodeapicultura #produtividadedemel #apis #apismellifera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.