segunda-feira, 6 de junho de 2022

Aprenda a faturar com a própolis

 

Olá, meu amigo e minhas amiga!!!

Seja muito bem-vindo(a) ao nosso blog!

Você já parou para pensar que a própolis pode te trazer excelente faturamento? Só a venda desse produto pode te render mais de R$100.000,00 por ano!

Não tá acreditando?

Mas, é isso mesmo, apicultor! Explico.

Grande parte da própolis no Brasil é voltada para a exportação. Ou seja, o que você vender poderá faturar em dólar. Além disso, nosso mercado interno superaqueceu nos últimos tempos e aumentou muito.

Está procurando Curso de Apicultura? Conheça a Escola de Apicultura clicando aqui.

Com apenas 1 Kg de própolis verde é possível produzir 1,5 litros de extrato de própolis. Você poderá vendê-lo em 50 vidros de 30ml, cada um deles custando R$45,00.

Pois, é! Acho que vale muito investir nessa área.

Se você não sabe como começar essa produção, te dou uma excelente dica: invista em replantio de mudas de alecrim do campo.
Se você investir em um florestamento de alecrim do campo em sua propriedade, poderá ter um excelente pasto apícola para a produção de própolis verde e seu retorno será compensador.
Posso dar como exemplo desse empreendimento, a própolis produzida pelo Armindo Pai, no sítio Toca dos Buacos, em Minas Gerais. Ele sempre produziu própolis, contudo, nunca faturou tanto quanto agora.
Há anos o seu sítio estava distante da cidade de Belo Horizonte. Com a expansão urbana, houve muito desmatamento e queimadas, fazendo com que a área de pasto apícola fosse reduzida.
Para contornar esse problema que afeta diretamente a atividade apícola, o Armindo Pai decidiu reflorestar uma área com alecrim do campo.
Por que ele escolheu alecrim do campo? Porque essa é uma planta ideal para a produção da própolis verde.
O alecrim foi cultivado durante 3 meses até começar a crescer suficientemente para que produzíssemos mudas. Replantamos 300 mudas, selecionando sempre os galhos dos pés de alecrim mais antigos.

Procurando por materiais e equipamentos para Apicultura? Conheça a nossa loja virtual, clicando aqui.

Muito em breve, se tornarão plantas adultas e poderão dar origem a outras 50 mudas, cada uma delas.
Por muito tempo o alecrim do campo foi considerado uma praga na pastagem do gado. Mas, para a produção de mel e de própolis, essa é a planta ideal!

Nos anos 1990, nossa grande “briga” era com os pecuaristas da região. Pedíamos para que não tirassem o alecrim do campo das suas áreas de pastagem próximas ao apiário, pois eram parte do pasto apícola das abelhas.

Com o tempo, eles foram entendo a importância dessa vegetação para ambas as atividades agropecuárias, uma vez que uma área mais arborizada fornece mais água e sombra para os animais.
Se você optar por plantar alecrim do campo para produção da própolis, observe que no momento em que há florada, não há resina. E a resina é a matéria-prima essencial para a produção da própolis verde, portanto, aguarde a passagem do florescimento da planta que a resina será abundante.

Quer saber tudo sobre o universo da Apicultura, clique aqui.

Existem ainda outras grandes vantagens no plantio do alecrim do campo: afastamento de possíveis pragas e alta resistência à seca.
E aí, apicultor, vamos produzir própolis verde?

Abraço a todas e todos!

Prof. Armindo Vieira Junior




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.