segunda-feira, 23 de maio de 2022

Curso de Apicultura On-line gratuito funciona?


Olá meus amigos e minhas amigas!!!😀


Qual o impacto do curso de apicultura on-line gratuito em termos de alcance e conhecimento?

Primeiramente, gostaria de dizer que criar um curso de apicultura virtual e gratuito foi uma grande virada de chave na minha vida.

Porque consegui atingir o Brasil inteiro. Pude auxiliar muitos apicultores ou futuros apicultores a se tornarem empreendedores apícolas.

Está procurando Curso de Apicultura? Conheça a Escola de Apicultura clicando aqui.

Em um primeiro momento me impressionei por saber que grande parte das pessoas não conhecia nada ou quase nada sobre apicultura.

O máximo que sabiam era que as abelhas produzem mel e ferroam. A noção de mel de qualidade está relacionada a aquele vendido em garrafas de vidro reciclado com rolhas de sabugo de milho, sem cuidado e sem higiene.

Foi a partir das conversas com meus alunos que percebi o tamanho da minha missão, uma vez que já tinha por vocação ensinar. Portanto, a criação de um curso gratuito de apicultura surgiu no intuito de quebrar crenças limitantes que ainda estavam na cabeça das pessoas.

Muitas delas estavam associadas a: 1) "se é curso gratuito, não presta pra nada!"; 2) "se é curso gratuito é perda de tempo".

Esse pensamento vem, muitas vezes, de experiências que apicultores do passado tiveram com diversos cursos gratuitos oferecidos por vários órgãos público ou particulares, e que permitiram pouco ou nenhum resultado.

Procurando por materiais e equipamentos para Apicultura? Conheça a nossa loja virtual, clicando aqui.

Posso citar aqui o curso do SENAR, do SEBRAE e da EMATER. Todos esses órgãos oferecem bons cursos de apicultura, entretanto, a depender do instrutor eles podem ser falhos.
Infelizmente, grande parte dos instrutores desse cursos não são apicultores. Eles são profissionais (biologia, zootecnia, veterinária, etc.) que tiveram aulas teóricas durante 6 meses a 1 ano na faculdade, ou são tecnólogos em agropecuária.

O que os falta é conhecimento prático! Conseguem passar informações basilares, o que representa um bom começo para muita gente, mas não o suficiente para aprofundar ou crescer neste ramo do agronegócio.
A apicultura deve ser praticada e amada para que seja ensinada com carinho e dedicação.
Existem excelentes cursos de graduação e pós-graduação de apicultura em universidades públicas brasileiras, com aulas presenciais e on-line (ao vivo). Mas, o grande foco dos conteúdos está em entomologia (abelha enquanto inseto), mais do que na apicultura em si.
Isso muda muito o resultado do aluno no dia a dia. Acredito ser essencial mostrar se determinado curso o preparará para o mercado produtor de mel ou não.

Quer saber tudo sobre o universo da Apicultura, clique aqui.
Independente das suas escolhas, afirmo que apicultura deve ser feita com amor, dedicação e ciência. Deve ser feita de forma sistematizada e com conhecimento correto.

Se você chegou até aqui, te deixo meu conselho: invista em conhecimento a partir de fontes confiáveis para você ir longe!

Seja qual for a sua opção, pode contar comigo! 😉

Fraterno abraço!

Prof. Armindo Vieira Junior






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.