sexta-feira, 20 de maio de 2022

Apicultor, comece PEQUENO, mas pensando GRANDE!


Olá meus amigos e minhas amigas!!!😀

Tudo bem com vocês?


Hoje, vou contar como nasceu a ideia e o ideal da Cia da Abelha de ministrar Cursos de Apicultura. Conto como "nasceu" o Prof. Armindo enquanto professor da Cia da Abelha e a importância da figura do meu pai.

Se você já me conhece, sabe que ministro diversos Cursos de Apicultura. E será um grande prazer tê-lo em minhas turmas. Se você quiser conhecer um pouco mais, clique aqui.

Tudo começou em meados de 1997, em Minas Gerais, quando eu e meu pai já tínhamos a Cia da Abelha consolidada como uma loja de venda dos produtos das abelhas. Vendíamos principalmente mel. E de vez em quando, um ou outro "compadre" ou "comadre" apareciam na loja buscando saber mais sobre a apicultura e como produzir seu próprio mel.

No início dávamos orientações para um ou outro amigo que nos procurava. Mas, esclarecíamos às perguntas com dados e informações pontuais, sem muita sistematização.
Até que um dia, o Armindo Pai teve a ideia de montar um Curso de Apicultura! Sim, foi o meu pai que começou a dar cursos em nosso sítio Toca dos Buacos, em Minas Gerais.
Não tínhamos muita estrutura física para receber os alunos, mas recebíamos com todo amor e carinho! A nossa primeira turma de alunos contou com 10 alunos.
Colocamos uma mesa de madeira que estava na varanda da nossa casa, embaixo de um pé de jaca. De lá pudemos desfrutar da sobra, do cheiro doce da jaca e do cheiro verde que vinha das pastagens e florestas do nosso sítio. Ao redor da mesa couberam todos os nossos alunos.
Esse local foi ideal para começarmos o curso! Na época, me posicionei na ponta da mesa, e a pedido do meu pai apliquei todo treinamento.
Estava com 23 anos, era novo e ninguém me chamada de professor, ainda. Essa "alcunha" veio com a idade e com os anos de experiência na apicultura. Naquela época, eu era só o Armindo Junior, filho do Armindo Pai.

Se você quiser conhecer tudo sobre Apicultura, clique aqui

No nosso primeiro curso de apicultura ensinamos os alunos a criar suas próprias abelhas e a alcançarem a produção de mel, contudo, ainda não havíamos sistematizado todo o método Cia da Abelha para que alcançassem a superprodução.

Com o passar do tempo sistematizamos o método de superprodução de mel da nossa empresa e passamos a ensinar para nossos alunos. A cada 4 meses abríamos novas turmas para oferecermos nossos cursos, para 10 a 20 pessoas.
Nos anos 2000, nossas turmas tinham em torno de 40 alunos, logo depois de incluirmos na grade curricular o conteúdo de produção de própolis. Foi nessa época que atingirmos o ápice dos nosso treinamentos presenciais, pois conseguíamos turmas de até 100 alunos!
Para atender a todos, montamos no nosso sítio uma estrutura de alojamento com 5 quartos, cada um com 4 beliches. Era minha mãe, Dona Cléo, que fazia o café-da-manhã, o almoço e a janta.
Para minha família, aquilo era uma verdadeira festa e alegria. Recebíamos a todos e ensinávamos com imensa satisfação as pessoas de todas as partes do Brasil.

A Cia da Abelha decidiu vir para Goiás, Goiânia, no ano de 2008, quando o Armindo Pai aposentou. Eu e minha esposa Janaína colocamos nossas colmeias no carro e nos mudamos de "mala e cuia". Instalamos nossas colmeias em terras de terceiros (tudo mediante contrato) e aqui ficamos.

Nossos apiários em Goiás contam com abelhas de Minas Gerais e possuem o bom "sangue" mineiro! Não é a toa que temos superprodução, pois veio genética de abelhas selecionada em Minas.
Passaram-se 2 anos e em 2010 estabelecemos a primeira turma do curso de apicultura da Cia da Abelha em Goiânia. Quando começamos, as turmas já eram grandes, de modo que não sobravam vagas.
De lá pra cá tem sido uma imensa alegria ministrar e acompanhar essa grande família que é a apicultura e os apicultores do Brasil, de forma presencial e on-line.

Se você quiser saber mais sobre Cursos de Apicultura, clique aqui


Essa é a minha história com a Apicultura! Qual é a sua?
Fraterno abraço!

Prof. Armindo Vieira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.