5 DICAS importantes para RESGATE, CAPTURA e alimentação de ABELHAS para Iniciante
Essas 5 dicas vão te ajudar a não errar na hora de fazer resgate, captura, alimentação e outros manejos no seu apiário. Se liga só!
Você já resgatou abelhas usando um aspirador? Aqui no canal Cia da Abelha mostramos como fazer e o resultado final.
Sabe qual o segredo maior dessa técnica? Potência do aspirador. O aspirador tem que ser de 1.000 watts. O segredo é esse!
Lá dentro da “caixa” que vai receber as abelhas você tem que colocar uma espuma recobrindo todo o tambor para que as abelhas, ao serem sugadas pelo aspirador, batam na espuma e não machuquem.
Pode ser que sem a espuma e com a alta potência do aspirador o seu resgate não dê certo e mate todas as abelhas. Portanto, atenção ao equipamento usado no resgate.
E não se esqueça também! Na hora de fazer um resgate use estrutura de andaime e não escada. A escada não é segura para esse tipo de trabalho.
Se o seu objetivo é trabalhar com resgate ou fazê-lo de forma segura, é preciso que você invista na compra de uma estrutura de andaime.
Se você fizer 2 resgates já será possível pagar todo o investimento feito no equipamento.
E para quem está com dúvida: onde colocar as caixas-iscas? Perto ou longe do apiário? Olha essa dica!
Você deve colocar caixas-iscas a, no mínimo, 50 metros de distância do apiário. Não coloque imediatamente ao lado do apiário, porque ele próprio inibe a chegada de enxame.
Se você colocar em um raio de 50 a 100 metros, fazendo uma espécie de mandala ou circunferência, aí você vai pegar muita abelha.
Maravilha! Daí, suponhamos que você capturou um enxame pequeno em uma caixa-isca e está com medo de ele não sobreviver.
A dica que dou é essa: tirar os quadros vazios de dentro da caixa, ou seja, todos que as abelhas não estejam ocupando e colocar uma tábua divisória. Coloque a tábua no lugar dos quadros vazios.
Assim, você vai ter chance de ajudar o enxame a crescer. Quando o enxame é pequeno e a caixa muito grande, a chance desse enxame morrer é grande também, porque não consegue preservar o calor para o crescimento das crias.
Com a tábua, você ajuda no aquecimento interno e permite que ele mantenha os filhotes quentinhos a 36 graus. Beleza?
Para você que está com dúvida sobre manejos no período pré-safra, se liga nessa outra super dica!
No final do manejo pré-safra é importante que você não retire os quadros de alimentos do ninho, pois eles são importantes para que a população de abelhas aumente. Quando chegar a safra você poderá colher o mel. Antes disso, não.
Se você fez todo o manejo pré-safra direitinho, não tem erro!
Mas, se chegou a safra, você colheu mel e ele está muito doce com gosto de melado, é sinal que você pode estar em uma área próxima a um alambique, ou de produção de cana-de-açúcar ou de envase de açúcar.
É provável que suas abelhas tenham buscado alguma fonte de açúcar para produzir o mel. Caso contrário ele não teria gosto de melado. Observe seu entorno e identifique a fonte de açúcar. Ok?
Por hoje é só!
Um grande abraço, pessoal!
Prof. Armindo Vieira Jr.
#abelha #abeja #apicultor #apicultura #apiário #mel #miel #manejopresafra #captura #enxame #resgate #alimentaçãodeabelhas #colheitademel #enxamepequeno #présafrademel #dicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.