terça-feira, 12 de abril de 2016

DIVISÃO MASSAL DE COLÔNIAS DE ABELHAS AFRICANIZADAS

VAMOS CONVERSAR SOBRE DIVISÃO ARTIFICIAL DE

 COLÔNIAS DE ABELHAS APIS COM INTRODUÇÃO DE 

RAINHAS SELECIONADAS???? 

Por Armindo Vieira Do Nascimento Junior. 

Cia da Abelha - Goiânia/GO

Muito bem amigos. Vamos lá. A técnica de DIVISÃO MAÇAL DE COLONIAS envolve idéias tradicionalmente estabelecidas para divisão associadas ao conceito de desenvolvimento biológico fisiológico de uma colméia de abelhas e o entendimento pleno do sequenciamento de gerações de abelhas dentro da colméia. Dentro do desenvolvimento da teoria didática do processo tomamos por base um número inicial de 10 colônias. Ao final de 12 meses é possível, EM TEORIA, obter-se 640 colonias aptas a produção.
Dividiremos o estudo em 5 módulos: a saber: 1. Como ocorre o desenvolvimento natural de um enxame, reprodução e sequenciamento. 2. Alimentação balanceada para aplicação nos enxames em divisão. 3. Obtenção, produção e/ou compra de rainhas selecionadas/melhoradas pelo processo de DEP- DESEMPENHO ESPERADO DE PROGENE. 4. A divisão em si com a introdução das rainhas selecionadas. 5. Divisões sucessivas ao longo de 12 meses totalizando 6 divisões a cada 60 dias.
Nos próximo dias entraremos com os módulos com a transferência de tecnologia da técnica. Vale lembrar que tal técnica não é inédita, já vem sendo ensinada e utilizada por vários gestores de produção apicola, inclusive nos cursos/capacitação da CIA DA ABELHA dentro do CURSO DE MANEJO AVANÇADO EM CRIAÇÃO DE ABELHAS.
🎓🎓🎓🎓🎓🎓 MODULO 1. COMO OCORRE O DESENVOLVIMENTO NATURAL DE UM ENXAME, REPRODUÇÃO E SEQUENCIAMENTO.🎓🎓🎓🎓🎓🎓
Enxames na natureza ou em colônias, ao se depararem com o inicio de uma florada desencadeiam todo um processo metabólico de crescimento ATIVADO pela entrada de alimento. No primeiro dia de uma florada o enxame, vindo de um longo período de entre-safra não apercebe-se imediatamente da florada. As campeiras iniciam coleta de néctar e polen, mas somente a partir do 7. dia ininterrupto de entrada de alimento a rainha efetivamente ABRE POSTURA compatível com a entrada de comida da florada. A postura dessa rainha ainda não representa abelhas nascidas. Estas só iniciarão seu nascimento ainda 21 dias depois da postura, nascendo as primeiras faxineiras e nutrizes. Novamente após 21 dias atingirão a maturidade tornando-se campeiras.
Somando 7 dias para o inicio da postura da rainha, 21 para o início do nascimento e 21 para tornarem-se campeiras encontramos um total de 49 dias. Isso nos mostra que, uma colonia na natureza ou em uma colmeia, ao se deparar com o inicio de uma florada só atinge sua plenitude depois de 49 dias iniciada a florada, constituindo-se assim UM ENXAME ADULTO.
E o que é um ENXAME ADULTO??? É aquele que possui os 10 quadros do ninho completos, todos ocupados, devidamente preparados para receber melgueiras para produção e armazenamento.
O SEQUENCIAMENTO DAS GERAÇÕES após 49 dias está metabolicamente regulado e em proporções iguais de população dentro da seguinte logica biológica: 1-3 dia de nascimento: Faxineiras; 4-7 dia de nascimento: Nutrizes produtoras de geleia real; 8-12 dia de nascimento: Nutrizes de mel e polen para filhotes; 13-17 dias de nascimento: Engenheiras de produção de cera, tecelagem de favos e maturação do mel trazido pelas campeiras; 18-21 dia de nascimento: Sentinela e guarda; 21-42 dia de nascimento: CAMPEIRA.
Após 49 dias da abertura de uma florada NATURALMENTE a colonia atinge a maturidade, é adulta e está pronta para produzir mel nas melgueiras ou SOFRER UM PROCESSO DE DIVISÃO ARTIFICIAL COM INTRODUÇÃO DE RAINHA SELECIONADA.
Por hj é isso amigos. Amanhã entramos o MODULO 2 da técnica.
Um Fraternal Abraço
Armindo V. N. Junior.'.
Apicultor e Gestor de Sistemas de Produção Apícola.
Apiterapeuta e acupunturista
Moderador da Lista Cia da Abelha
CIA DA ABELHA - GOIÂNIA/GO
REFERÊNCIA NA CADEIA DO AGRONEGÓCIO APÍCOLA DESDE 1983
www.ciadaabelha.com.br - ciadaabelha@ciadaabelha.com.br - skype: ciadaabelha
Tels: 62-32822232/62-81020918(TIM) /62-93673179(CLARO)
Sinto muito”.” Me perdoe”. “Sou grato”, “Te amo”... 
Quatro frases que transformam qualquer realidade negativa. Pratique!



Um comentário: